17 fevereiro 2014

DOENÇAS URINÁRIAS EM GATOS - SAIBA TUDO

A dica desta semana vai para os donos de bichanos e que frequentemente sofrem com os problemas urinários, extremamente comuns até para o mais bem cuidado dos gatos.

Então vamos entender tudo de importante sobre o assunto:

DTUIF - Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos:
É o conjunto de doenças que podem afetar o trato urinário inferior (bexiga e uretra), muito comum em felinos. Estima-se que 3% dos gatos que vão a uma clínica veterinária demostram sinais desta doença.
Pode afetar a bexiga, causando a cistite (inflamação da bexiga) e a uretra, que é o canal por onde a urina sai da bexiga até o meio externo.
Muitas vezes estas doenças são causadas por cálculos (cristais ou pedras) que se formam na bexiga e podem irritar e ferir a mucosa do trato urinário, ou até mesmo entupir e impedir o fluxo de urina para fora do corpo.

Como são os sintomas?
Normalmente os principais sintomas incluem ato de urinar doloroso, sangue na urina, odor forte na urina.
O proprietário pode reparar que seu gato stá indo com muito mais frequência à caixa de areia, ou está urinando fora da caixa, ele pode ouvir o gato gemer ao urinar e lamber muito a área genital, pode parar de comer e ficar mais quieto, sem querer brincar, trançar as pernas e ficar a maior parte do tempo escondido.
Nos casos mais graves ele vai se esforçar pra urinar mas a urina não vai sair.
Se seu gato apresentar qualquer destes sintomas procure um médico veterinário imediatamente!
Uma obstrução não tratada pode levar o gato rapidamente à morte.


Mas o que causa isso?
 Diversos fatores podem causar esta doença, entre eles:
  • Estresse
  • Obesidade
  • Confinamento (Gatos que vivem em ambientes internos tentem a se exercitar menos e por isso bebem menos água e fazem menos xixi, aumentando as chances de problemas urinários.)
  • Genética (Ex: Gatos Persas tem mais chances de ter problemas urinários que Siameses.)
  • Infecção bacteriana ou viral
  • Anormalidades anatômicas
  • Dieta (A formação de cristais na bexiga normalmente é influenciado pelo pH, concentração e volume de urina. Normalmente a maior influência neste caso é a alimentação.)
Gatos machos possuem a uretra mais fina e longa, o que o predispõe a ter mais obstrução urinária que as fêmeas. Mas tanto machos quanto fêmeas podem ter infecção urinária.
A idade mais comum de gatos com problemas urinários é entre 2 e 6 anos, mas podem apresentar a doença em qualquer fase da vida.
 
A Dieta
 Altos níveis de matéria mineral e magnésio na dieta já foram apontados como os principais vilões  para a formação de cristais. Estudos recentes apontam o pH urinário como principal causador de cristais.
A grande quantidade de corante nas rações vem sendo associada a maior quantidade de cristais urinários também. 
Importantíssimo: Ração de boa qualidade + estimular a ingestão de água.
*Algumas rações que são elaboradas para gatos que possuem problemas urinários frequêntes possuem maior teor de sal, o que aumenta a sede e a ingestão de água pelos gatos, reduzindo os riscos de DUTIF.

Ajudando seu gato a se recuperar
Se seu gato tiver uma obstrução o médico veterinário tentará remover imediatamente (normalmente através de sonda vesical).
Caso haja infecção do trato urinário, ele prescreverá antibioticoterapia, específica para o trato urinário e para o seu animal.
No caso de cristais de estruvita na urina é importante é importante que a dieta seja altearda, mantendo a urina ligeiramente mais ácida para ajudar a dissolver e impedir que se formem novos cristais.
Para saber qual tipo de cristal seu gato possui na urina, se há infecção urinária e como estão funcionando seus rins, o veterinário pedirá que seja realizado um exame de urina e as vezes um hemograma também.


Aumentar o número de bebedouros pela casa, fontes de água e alimentos úmidos normalmente ajudam seu gato a ingerir mais água.
O aumento de atividade físicas também é altamente recomendado, tanto para aumentar a sede quanto para evitar a obesidade (que leva ao aumento da sedentaridade e vira um circulo vicioso).
Caso após seu gato seja tratado com sucesso da doença e a dieta e os hábitos não forem modificados ele vai ter esse problema repetidamente. 

Portanto, lembrem-se: É melhor gastar um pouco mais com prevenção que gastar muito mais com tratamento.

Atualização! Vídeo sobre o tema no nosso canal do Youtube!


É isso pessoal. Enviem as dúvidas e comente se seu gatinho já teve estas doenças e como foi?
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário